quarta-feira, 30 de setembro de 2009
O massacre da Usiminas retratado em Livro
O lançamento do livro “Não Foi por Acaso”, do jornalista Marcelo de Freitas ocorreu na noite de 28 de setembro de 2009, O evento foi no auditório da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte, local em que Freitas leciona no curso de jornalismo. Familiares, alunos e amigos compareceram na Faculdade para prestigiar o escritor.
O jornalista abriu a solenidade às 19.30hs, palestrou por volta de uma e hora e meia, em seguida abriu um debate de uns trinta minutos, com efetiva participação dos integrantes, inclusive o médico aponsentado (fulano de tal) que, prestava serviços na cidade na época e presenciou o conflito. Um coquetel foi oferecido aos convidados na casa de cultura da Faculdade, no mesmo espaço o escritor fez o lançamento da obra, literalmente.
Marcelo Freitas comentou o caráter investigativo da obra e do seu forte desejo em desvendar alguns mistérios acerca do massacre da Usiminas, fábrica construida na década de 1960, na região do Vale do Aço, na cidade de Ipatinga. De acordo com Freitas o sangrento conflito teve iníco no dia 06 de outrubro de 1963 com um trágico desfecho no dia seguinte.
Durante a palestra, Freitas relatou as dificuldades encontradas na busca de informaçoes e depoimentos que pudessem dar veracidade na construçao do livro. “muitas vezes me deparei com o silêncio na busca pela verdade”, comenta o escrior. Para ele, a constraçao em ritmo acelerado, o numéro de migrantes em excesso, a favelização precoce e a forte ausência de lideranças, foram fatores que contribuiram para o agravamento da situação até chegar ao extremo, desencandeando o turbulento massacre.
Embora o escritor tenha conseguido desvendar muitas incógnitas, ele finaliza a palestra não se dando por satisteito, segundo o Jornalista essa é “uma história sem fim”, muitos fatos ou “caixões” ainda podem estar lacrados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário