O acordo foi previsto pela Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa, (CPLP) e, pretende uniformizar a ortografia dos oito países falantes do idioma (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal,São Tomé e Príncipe e Timor Leste). Juntos, eles somam uma população estimada em 230 milhões de pessoas (sendo 190 milhões só do Brasil). Com o acordo, a língua portuguesa deixará de ser a única com duas ortografias e poderá ser classificada como idioma oficial na >Unesco.
Apesar do longo período, muitas editoras nacionais de livros e de revistas estão se adiantando para adotar as novas regras. A >Abril.com passará a adotar as novas propostas também a partir do primeiro dia do ano de 2010. Já o governo federal, por exemplo, promete atualizar todos os livros escolares já para o ano letivo de 2010.
A discussão sobre as novas regras gramaticais da lingua portuguesa, esta causando muita polêmica, há os que veem as mudanças como ponto positivo no uso da lingua portuguesa, e os que acreditam ser um fator meramente comercial, é o caso da estudante Izabela Oliveira, "as mudanças geralmente são feitas para beneficiar interesses próprios", disse a aluna.
Leia mais:
<< Voltar
Nenhum comentário:
Postar um comentário