segunda-feira, 27 de abril de 2009

ok

O 8º painel publicitário, evento desenvolvido pela da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte há oito anos, aconteceu no último dia 16 de abril no Bairro Prado, local em que se encontra um dos campos da organização.

“Vida digital em extremos”, foi o mote do projeto, elaborado pelos alunos do 7º período do curso de publicidade e propaganda, orientados pela professora Vanice Guedes. Os assuntos abordados, que estão intrinsecamente ligados à disciplina de eventos, foram: marketing viral, avanços tecnológicos da telefonia móvel e intervenções sociais na mídia.

O palestrante Mauricio Andréas falou dos atropelos e ciladas em que a era digital pode colocar os indivíduos, e ressaltou a necessidade de uma atenção redobrada em relação as novas tecnologias e dos conteúdos disponibilizados virtualmente. Enfim vigiai e vigiai, porque os rackers existem.

Acerca da evolução e das novas tecnologias móvel, Felipe Andrade, diretor da operadora vivo, em Belo Horizonte, relembrou o início da telefonia celular (1G), em que tínhamos recursos restritos em comparação com aos atuais (3G). Na primeira geração, o celular só fazia e recebia ligações, depois de várias etapas já temos muito mais serviços disponíveis no celular, como a vídeo chamada, TV no celular, entre tantos recursos disponibilizados nos aparelhos.

Encerrando o evento, a palestrante Stefania Paola, falou das intervenções sociais na mídia e
da importante atuação das novas tecnologias, atreladas a este conjunto de ferramenta sociais, em estabelecer um novo canal de conversação entre as diversas camadas da sociedade.

O evento

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Editoras apressam mudanças ortográficas

O acordo foi previsto pela Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa, (CPLP) e, pretende uniformizar a ortografia dos oito países falantes do idioma (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal,São Tomé e Príncipe e Timor Leste). Juntos, eles somam uma população estimada em 230 milhões de pessoas (sendo 190 milhões só do Brasil). Com o acordo, a língua portuguesa deixará de ser a única com duas ortografias e poderá ser classificada como idioma oficial na >Unesco.

Apesar do longo período, muitas editoras nacionais de livros e de revistas estão se adiantando para adotar as novas regras. A >Abril.com passará a adotar as novas propostas também a partir do primeiro dia do ano de 2010. Já o governo federal, por exemplo, promete atualizar todos os livros escolares já para o ano letivo de 2010.

A discussão sobre as novas regras gramaticais da lingua portuguesa, esta causando muita polêmica, há os que veem as mudanças como ponto positivo no uso da lingua portuguesa, e os que acreditam ser um fator meramente comercial, é o caso da estudante Izabela Oliveira, "as mudanças geralmente são feitas para beneficiar interesses próprios", disse a aluna.
Leia mais: