terça-feira, 18 de agosto de 2009

A qualquer custo! Audiência


Globo x Record


Vale tudo, ou seja quase tudo, na busca por liderança de audiência. O mundo tem assistido atualmente e com muita frequência a constante troca de "amabilidades" entre a Rede Globo e Record, os canais não têm poupado esforços para divulgarem as falcatruas umas das outras. Entre as várias matérias e artigos veiculadas na mídia nos últimos dias, destaca-se o artigo do jornal Financial Times sobre o sucesso da Rede Globo no Brasil. O Financical Times afirma que a emissora "corre o risco de ser engolida pelo próprio clone", citando o recente sucesso da Rede Record.
Segundo o Financial Times, a Record estaria "copiando a programação da Globo" e tomando uma parcela de sua audiência. A Record criou o Record News, o primeiro canal aberto (gratuito) de informações 24 horas por dia, e investiu fortemente na produção de novelas para tentar chegar mais perto do primeiro lugar. O jornal explica, que, apesar das mudanças ocorridas com a audiência e no mercado televisivo no Brasil, a Globo "ainda não está em pânico", no entanto, diz o texto, "parece que a emissora corre o risco de ser engolida pelo próprio clone". Record X Globo: quem ganha a briga pela audiência?

A rede Record exibiu na noite deste domingo um programa especial que deu seguimento à "guerra" com a TV Globo em horário nobre iniciada nesta semana, após a Justiça aceitar denúncia contra o bispo Edir Macedo e outros membros da Igreja Universal do Reino de Deus. O programa, que durou uma hora, afirmou que o promotor responsável pelas denúncias já foi investigado por favorecer a Globo e exibiu uma entrevista com o fundador da Universal. Pouco após o fim do especial, a Globo mostrou uma reportagem no Fantástico em que pessoas disseram ter doado dinheiro e bens para a igreja por pressão dos pastores
O mais interessante nisso tudo é a briga declarada pela audiência entre as emissoras. Elas não têm feito questão de disfarçar que estão disputando cada telespectador “a unha.
Enquanto a briga pela audiência esquenta, fica a nossa torcida para que as emissoras não caiam na qualidade de suas produções, e passem a trazer atrações cada vez melhores para conquistar nossa disputada atenção.
A estudante de comunicaçao, Ana paula Silva, contextualisa o embate como um jogo de muito interesse por parte das emissoras por audiência. Ela ressalta a participaçao das outras emissoras, que estão trabalhando de maneira mais imparcial. o ataque dos canais envolvidos transparece
muito mais briga por audiência do que dênuncia.
O comunicologo Arildo Hostálacio, escritor premiado, acredita, que apesar de ser uma disputa empresarial, não se pode desviar o foco de sua origem, um delito criminal. de acordo com o estudante , o Bispo Macedo é réu em um processo de estelionato.
O estudante de comunicaçao Carlos Lyra, caracteriza a situação como insustentável. Ele fala que a mídia divulga informações colocando os evangêlicos como totalmente manipuláveis pelos Bispos da Igreja Universal. Lyra acredita em uma perseguiçao constante, sistemática da Rede Globo e revista Veja à Igreja Universal.